quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A dinâmica da trajetória de uma pessoa com câncer



É curioso a trajetória de uma pessoa com câncer.
Parei para analisar a minha trajetória e achei muito interessante.
No momento do diagnóstico,o choque (pra gente e para as outras pessoas), ai esse grupo de pessoas quefazem parte do nosso mundo se divide em vários subgrupos. Alguns se envolvem,se solidarizam, ficam curiosos, indiferentes, uns se chegam e outros se afastamde você, mas a vida segue em frente...
Ai eu parei para ver o comportamento de algumas pessoas, familiares,amigos, profissionais de saúde ou simplesmenteconhecidos.
Vejamos:
Muitas pessoas agem de forma tão artificial para disfarçar quesabem que você está doente, que chega a ser engraçado. Estas pessoas teencontram e perguntam se está tudo bem, mas sequer te deixam responder e jámetem outra conversa no meio, e o mais engraçado, é que essas conversas são sempre futuristas, que épara dar o ar de certeza de que você vaiestar viva daqui a algum tempo e estas se despedem de você com um tom de que umpróximo encontro será certo.
Outras tantas pessoas, se solidarizam, dizem estar em orações por você e que estas orações darão muito certo esua cura é uma certeza, mas a curiosidade no olhar delas muitas vezes éaparente. Elas te olham buscando um sinal de que você está melhor ou pior doque a ultima vez que te viu.
Algumas te ignoram, não perguntam nada referente a teuestado de saúde e nem como esta tua vida, estes falam de coisas banais ecasuais, dão a impressão de estarem fugindo da gente com medo que peçamos aelas, um pouco de saúde por amor de Deus.
Outras pessoas se disponibilizam a te escutar. Querem compartilhara dor! Muito nobre, porem deve ser muito cansativo, pois a maioria delas desiste muito rápido. Nada contra, pois foidai que eu entendi aquela música que diz assim: “a dor é minha, a dor é de quem tem” e é. A dor é subjetiva é difícilde mensurar imagine dividir? !
E a família? Leva um tempo para se acostumarem com o fato real daameaça da morte, mas inconscientemente vão se trabalhando para ajustarem suasvidas a sua ausência. Começam a elaborar suas vidas sem aquela pessoa que está “condenada”a morte; ai eu discordo porque não é um câncer que condena alguém a morte. Oque condena a morte é o simples fato de estar viva. Ai parando para observar aatitude destas pessoas, percebemos queelas perdem momentos únicos e valiosos de suas vidas por acharem que por nãoterem câncer não estão sujeitas a morte e ai eu conclui que depois de umcâncer, vivemos mais intensamente a vida e tudo que ela nos traz.
A família écomposta por pessoas e estas se encaixam nesta variação de comportamento, assimcomo os amigos ou simples conhecidos.
Alguns se envolvem profissionalmente com você por conta da suacondição de saúde. E o comportamento varia da mesma forma. Uns se dizem realistase ai falam as verdades ( segundo eles) de forma ríspida e as vezes malvada,outros adotam meias palavras e nunca dizem tudo que você precisa saber, outrosminimizam a s coisas pensando que assim você suportará melhor a situação eainda se acham verdadeiros heróis ou senhores bondade e na maioria das vezesestes, são péssimos atores e disfarçam muito mal seu pessimismo. E desta formaconcluí não haver também um comportamento profissional adequado a situação e omelhor para a pessoa com câncer é exatamente esta mistura de postura, poisassim acaba que balanceando um pouco, a verdade com a esperança e isso nos ajudaa conviver com a doença. Nesta minha caminhada, quero citar a participaçãohumana e bondosa da Dra. Eponina Régia, ela conseguiu colocar em suas açõesbondade e verdade e através deste comportamento ela me fez sentir imensamentemelhor.
Conhecidos. São os mais curiosos. Como eles olham! Mas não estoucondenando o comportamento deles não, alias, eu até entendo, pois essa historiade trajetória da morte ( pois é assim que é vista a caminhada de alguém que temcâncer) desperta imensa curiosidade. E aqui deixo uma sugestão, aproveitem a curiosidadee observem quão grande é a alegria deuma pessoa com câncer, pelo simples fato de estar viva e adotem esse comportamentona vida de vocês. Isso serve para todas as pessoas, familiares, amigos econhecidos, parem de reclamar que o cabelo tá feio, que está gorda, que a perna é fina (rsrsrsr),eu quero viver independentemente de beleza. A vida é bela por si só.
O fato é que não existe um padrão de comportamento adequado paraas pessoas adotarem em relação a postura delas diante de uma pessoa com câncer,e a participação de todas as pessoas e seus mais variados comportamentos fazema vida mais interessante, mais digna de ser aproveitada em toda sua plenitude eeu acabo que curtindo tudo e todos de uma forma bem minha e tem um detalheimportante nisso tudo, eu aprendi com ocâncer a viver desta forma.
Sou muito grata a todas aspessoas que passaram por mim nesta caminhada, qualquer que seja o comportamentodelas, foi sempre muito válido, acrescentou muito a minha vida.
Obrigada pela participação de cada um de vocês na minha vida. Vocês fizeram parte de momentos alegres ou tristes, mas com certeza momentos vividos com muita vontade de estar ali naquele momento e vivê-lo com toda intensidade.

8 comentários:

  1. Lindo o texto, mamãe linda!
    Realmente de todas as pessoas, de bom ou mal coração, a gente sempre recebe, no mínimo, um aprendizado!
    Mamãe linda! =)

    ResponderExcluir
  2. É Dulce, não foi a toa que diziam que qto mais conheço as pessoas mais amo meus cachorros. O Ser humano é um bicho muito traiçoeira, mas se chacoalharmos a peneira fica uns dois ou três em cima que realmente vale a pena ter ao nosso lado na caminhada ao sucesso... Bjos. Adorei seu texto e me vi vivendo essas situações do inicio ao fim.

    ResponderExcluir
  3. Adoro cachorros e gente, mesmo com todos os defeitos, aprendo muito com os dois... Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. um dia ao nascer eu vi uma mulher chorar por mim e um dia ao morrer eu chorei por essa mulher, essa mulher era a minha mãe que a oito anos atras faleceu com um linfoma na cabeça, de todas as coisas que consigo lembrar essa é uma que eu não consigo esquecer.quando encontro um amigo ou amiga com essa doença é como se eu tivesse vivendo tudo de novo mas de uma forma mas madura por isso tendo parecer o mais natural possivel, mais o sofrimento é sempre sofrimento... dou gloria a DEUS por ele permiti que você continue com seus filhos de sangue e de coração, VOCÊ é uma pessoa que estimo e admiro e faz parte da minha vida SAÚDE E FELICIDADE É O QUE DESEJO DE PRESENTE PARA VOCÊ!!!!BJS Alexsandra.

    ResponderExcluir
  5. Sabe amiga nunca vi um texto tão certo na min ha vida, pois é exatamente assim que as pessoas se comportam diante da noticia de que estamos com cãncer. me vi no seu texto do começo ao fim.
    mas o que importa que estamos aqui vencendo a batalha e acreditando sempre em DEUS e nas pessoas, poiis creio que em meio a essas pessaoas existem aquelas que realmente se preocuparam e nos deram a mãos e seu carinho incondicional.
    Sem duvida você foi uma das maiores guerreiras que conheci e me orgulho sim de ser sua amiga mesmo que virtual.
    Beijinhos no seu coração!!!
    Amigas para sempre!!
    Quem sabe um dia real!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Dulce
    Engraçado, não vivi todas essas relações como vc. Ao contrário, em 2004, quando tive meu diagnóstico, as pessoas reagiam de duas formas "isso não é nada, vc vai vencer" ou não falavam nada e ficavam com o olhar aguardando a chamada para a missa de corpo presente (rsrsrsrs).
    Agradeço imensamente a minha família e ao meu marido, amigo de todas as horas. Sempre viram td com olhos generosos e vencedores.
    Agora vou enfrentar a batalha da recidiva. Acredito na cura e as pessoas hj me veem mais como vencedora. Ainda não vi nenhum olhar do segundo tipo. Ainda bem.
    Continue escrevendo. Adorei seu texto. Abraços, saúde e paz. Wilma César

    ResponderExcluir
  7. Lindo o que escreveste...Adinâmica da trajetória de uma pessoa com câncer,é exatamente isso que sa pessoas sentem,em relação a essa doença.
    Tenho um filho que teve um osteossarcoma,lutou durante 1 ano e 8 meses, foi dificil mas esta bem graças a DEUS. Sofri muito junto com ele, acho que tudo que ele sentia eu tambem senti,mãe é assim... muitas vezes pedi a DEUS que passase aquela dor pramim, chorava sempre as escondidas... é claro.só quem passa sabe tamanho sofrimento de toda a familia, foi assim com nossa familia.
    encontrei forças aqui na telinha, lendo e vendo relatos de pessoas como vc. gostei do seu blog, és uma guerreira, seus filhos são lindos, e abençoados, por terem a sorte de te-la como mãe.
    meu filho tem um blog se puder de uma olhadinha.
    è (http://diariodeumosteossarcoma.blogspot.com)É Vitor Finkler
    A dorei seu texto continua a escrever.
    Um crande abraço. Neusa Finkler

    ResponderExcluir
  8. I’m giving a testimony about Dr.JAMES the great Herbalist, he has the
    cure to all manner of diseases, he cured my  breast cancer, though
    I went through different websites. I saw different testimonies about
    Dr James curing people from  breast cancer , So i wondered why are people still suffering from that?’ I thought of
    it, then I decided to contact drjamesherbalmix@gmail.com , I didn’t believe him that
    much, I just wanted to give him a try, he replied my mail and Needed
    some Information about me, then I sent them to him, he prepared it
    (CURE) and sent it to Airfreight Online Courier Service for delivery,
    he gave my details to the Courier Office, they told me that 3-5 days 
    I will receive the package and I took the medicine as prescribed by him (MORNING AND EVENING)
    and I went for a check-up 1 week after I finished the medicine, I was
    tested negative, if you are a breast cancer patient or suffering from any kind of diseases like  Rectum  effects, intestine damage, bowel obstruction, Ovarian disease,  Cancer, hypothyroidism, Herpes, COPD, HIV, Arthritis, Lyme disease,Hpv, Infections,Liver Disease, Autoimmune Diseases, Parkinson's disease,Lupus,Nephrology and Hypertension, Neurology, Obstetrics, Gynecology, and Women's Health, Oncology, Pediatrics, Pulmonary, ACUTE MYELOFIBROSIS, ALZHEIMER's symptoms, BREAST CANCER, DIABETES, HAIR LOSS AND HAIR TREATMENT, KIDNEY DISEASES, LEUKEMIA, MYELOID LEUKEMIA, STEM CELL TREATMENT   . .. contact Dr James via:  (drjamesherbalmix@gmail.com)   or message him on whatsapp +2548152855846  

    ResponderExcluir