quarta-feira, 27 de julho de 2011

Faz um tempinho que eu não ando por aqui. Muita coisa mudou desde a ultima vez que postei algo aqui, inclusive meu pescoço... a cicatriz cresceu bastante. rsrsrs
Brincadeiras a parte, eu fui submetida a mais duas cirurgias cervicais. É uma longa conversa, mas vou tentar resumi-la.
Tive que fazer esvaziamento cervical por conta de um nódulo (recidiva?) no leito tireoidiano e dois linfonodos metastizados, inclusive puncionados e confirmados em citologia e lavado da agulha. Fui operada dia 04/06/2010, 3 horas de cirurgia e ao acordar eu achei que tinha uma coisa errada, mas o que? Não sei, mas tinha. E eu insisti nessa ideia a ponto da minha medica (endócrino que me acompanha) solicitar um mês depois da cirurgia que eu fosse a capital do meu estado fazer uma US e nesse mesmo tempo chegou o resultado do histopatológico e adivinhem? Nele só vinha biopsiado um nódulo. Ai foi uma loucura na minha vida. Cade os outros? Pergunta que não encontrávamos resposta e nem tinha uma resposta que coubesse nesta pergunta e me satifizesse, aliás, nem a mim nem aos profissionais (sérios e comprometidos) que me acompanham e ai a US se tornou a unica chance de resposta para a tal pergunta. Fui lá, no mesmo médico que fiz a US antes da cirurgia e a punção. Falei mais ou menos assim (PARA ELE SENTIR O PESO DA PERGUNTA);
- Dr. estou aqui, operada de um mês, fiz o esvaziamento a esquerda para retirar estes nódulos que o senhor puncionou e foi confirmado em citologia a malignidade ( mostrei para ele a US de um mes antes da cirurgia). Só que ao receber o histopatologico só veio um nódulo.
O médico olhou o exame atentamente e disse :
- Vamos dá uma olhada no seu pescoço.
Deitei-me na cama com ajuda da auxiliar dele ( pois ainda estava muito debilitada da cirurgia)
Ele começou a US e me olhou e me deu a pior noticia que ouvi na minha vida:
- É. O histopatológico ta certo. Os outros dois nódulos que eu puncionei estão aqui no seu pescoço.
Senti um frio me invadir. Senti um nó na garganta. Senti um medo e fiquei surda, adormecida...sei lá.
A voz do médico soou longe e eu fui voltando a mim.
- Dulcinéa, eu sinto muito, mas eles estão aqui ( disse outra vez o médico)
Levantei da mesa de exames e sai do consultório. o mundo parecia girar e o meu coração disparado. Peguei um taxi e sai da clinica. Estava sozinha e a maior ironia é que aquela foi a primeira vez que tinha ido sozinha fazer um exame. Liguei para o meu marido, mas não sei exatamente o que falei, depois disso recebi uma série de telefonemas (filhos, marido, mãe, comadre) e para ser sincera não lembro quase nada daquela tarde.
Voltei para casa e recomecei a luta.
Tive que marcar outra cirurgia para retirar os dois nódulos retro-jugulares que o médico renomado não retirou e também não me disse que os tinha deixado, também não falou nada para o meu marido que é médico também e estava no centro cirúrgico no dia que ele "me operou"
O resto da historia? Falo depois é longa...

Um comentário: